Eleições em SP - Um mutante no poder • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Eleições em SP – Um mutante no poder

sentinel.jpg

Nas semanas que determinam a decisão na corrida pela prefeitura de SP, a campanha da candidata Marta Suplicy ganhou incrível notoriedade reversa ao insinuar que seu adversário é “diferente”.

Ao indagar sobre o fato do oponente não ser casado e não ter filhos, a inserção do PT elevou a imagem de Kassab ao de um duvidoso mutante e causou um debate ético que transportou todos nós a um cenário digno das histórias dos X-Men: a questão da relevância da diferença, do comportamento considerado estranho. A mulher conseguiu transformar política em enredo de quadrinhos, como se a política se apoiasse em questões pessoais, de baixo dos lençóis e entre quatro paredes, e não em decisões administrativas voltadas para a melhoria da cidade. E cabe uma pergunta: quais são estas melhorias?

A determinação da incapacidade e inconsistência política do oponente baseada em questões meramente sexuais, fez com que Marta assumisse a imagem repressora de um Sentinela, com seus canhões voltados para todos aqueles que são apontados como mutantes.

Esse foco nas diferenças é um tema recorrente nas páginas das comix dos X-Men, tanto que um dos arcos mais marcantes do início da década de 90 foi justamente sobre o Vírus Legado, misteriosa doença que infectava apenas mutante, em uma alusão clara ao advento do vírus HIV. E o que chamaram de praga mutante causou a morte do Pyro, personagem que eu tanto admiro, embora seja um vilão.

Evidentemente, a realidade da política nacional nos impede de considerar qualquer candidato um pobre e injustiçado cordeirinho, mas ao contrário do que acontece nas HQs, os cidadãos parecem desaprovar o deslize ético da campanha do PT e já podemos enxergar diversos nichos sociais manifestando seu apoio ao candidato mutante.

Ao amanhecer e despertar do século XXI, todos nós estamos preocupados em alcançar uma melhor qualidade de vida e todos esses rótulos arrastados parecem estar mais que explorados e passam a perder relevância. E a queda desses rótulos provavelmente será refletida nas urnas, em 26 de outubro.

E haverá um mutante no poder, eleito não por grandes propostas ou histórico político e sim, por um ato equivocado que pregava a diferenciação entre as pessoas.

* Esse post não tem qualquer apelo político ou social, uma vez que não encontrei em nenhum dos candidatos um direcionamento político que me convencesse. Porém, tal comoção real e paralelo com os X-Men não poderia ser ignorado.

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.