Com limãoCom limão

No ar desde setembro de 2006, o Com limão é um site especializado nas áreas de comunicação social e visual, escrito por uma equipe composta de profissionais do mercado mundial.

Entre em contato pelo e-mail: contato@comlimao.com
 
 
NewsletterNewsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades.

 
 
Siga! @Comlimao
5064 seguidores
6489 mensagens

Que tal ganhar centenas de seguidores por dia? Acesse ... continue lendo
 
Sem Categoria
 
E-Books substituindo os livros nas escolas

Os audiobooks ainda estão chegando e ocupando seu espaço na nossa cultura, porém em outros países eles já são mais comuns do que imaginamos. Na última semana a Hackney City Academy, escola inglesa que abrirá sua unidade em Londres no próximo ano, divulgou que irá trocar todos os seus livros por e-books em PDF. O [...]

Os audiobooks ainda estão chegando e ocupando seu espaço na nossa cultura, porém em outros países eles já são mais comuns do que imaginamos. Na última semana a Hackney City Academy, escola inglesa que abrirá sua unidade em Londres no próximo ano, divulgou que irá trocar todos os seus livros por e-books em PDF. O principal objetivo da instituição com essa iniciativa será colocar cópias digitais dos livros para torná-los disponível para download em uma intranet.

Em trabalho conjunto com a Universidade de Aberystwyth e algumas editoras, a Hackney espera reduzir os custos com livros (em conseqüência a diminuição de papel pode ser uma grande ajuda para o meio ambiente, isto na minha humilde opinião).

De acordo Mark Emmerson , responsável da Hackney, o download dos arquivos serão tão simples quanto baixar um ringtone para o celular. Essa facilidade se dá devido ao pequeno tamanho dos arquivos, já que as tradicionais lições de casa normalmente requerem a leitura de apenas uma ou duas páginas de um livro.

Ações como a da Hackney City Academy levantam as antigas questões sobre direitos autorais versus disseminação da informação para todos. Particularmente sou a favor da distribuição dos e-books, porém se achassemos uma solução para rentabilizar esses arquivos digitais (publicidade digital seria uma solução?).

Avalie: 
Muito ruimRuimRegularBomMuito bom
Compartilhe:
 
 
Últimos artigos na categoria Sem Categoria:
Mercado & Educação – Pós em Design Estratégico, Marketing e Design Digital

ESPM abre vagas para pós em Design Estratégico, Marketing e Design Digital



Tags: , , , , , , , ,
publicado por victor vasques às 17:59 |
Halo Reach – A última linha de defesa da humanidade entre os aterrorizantes Covenant

Um dos jogos mais esperados do ano chega em três versões e totalmente dublado em português



Tags: , , , ,
publicado por victor vasques às 17:21 | 1 comentário
 
Dê sua opinião*Campos obrigatórios
Os comentários estão sujeitos à aprovação da editoria do site.
Conteúdos considerados ofensivos poderão sofrer modificações com prévio aviso. Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> .
 
Comentários
Anderson Backes diz:
10 de November de 2008 às 20:37

Grande Victor

Realmente os ebooks vem tomando conta do mercado literário, o legal disso tudo é que o Brasil está participando dessa evolução, é claro que de forma mais acanhada, mas melhor do que nada.
Hoje mesmo ví uma reportagem sobre a Feira do Livro de Porto Alegre, que se eu nào me engano é a maior da America Latina (desculpe minha falta de cultura). A reportagem falava sobre os ebooks na feira do livro, dizia que os ebooks estào tomando conta e que em algumas bancas em especial era possível encontrar esses libros e alguns gadgets para sua leitura.
Acho muito interessante isso tudo, com o aumento da acessibilidade, melhorias na internet móvel e etc, fica muito mais fácil você ler um livro em qualquer lugar. Qualquer um de nós pode carregar uma mini-biblioteca no bolso. Não é interessante?

André HP diz:
10 de November de 2008 às 21:24

Victor, usar a publicidade digital se tá querendo força a amizade.

O cara se mata pra escrever uma coisa e não sairia com muita grana se fosse distribuir assim… Sem contar que ler no PC é extremamente chato.

Mas achei legal essa do artigo… Uma tendência nunca ocupa integralmente uma estrutura, ao mais…

Abração!

Filipe diz:
10 de November de 2008 às 22:50

Discussão interessante… quando a internet apareceu, marcaram a data de morte do livro. Hoje, as editoras aumentaram consideravelmente suas vendas exatamente através da internet.

Minha opinião: eu sinto falta de folhear (e até mesmo cheirar…. coisas de designer….) um livro novo. Ler num tela luminosa é péssimo. Não sou daqueles que ficam imprimindo, mas acho muito chato ler no computador. Independente do tamanho e da portabilidade. Cada um tem a sua função, mas o mundo não é tão tecnológico assim… a maior parte do mundo não tem acesso a tecnologia que para nós é banal e fundamental.

Eu sei que tem todo o questionamento ambiental/ecológico… e por isso apresento outra discussão acalorada dentro desta: por que não livros de plástico? Vocês já ouviram falar no livro “Cradle to Cradle”? Pois é… pensemos: se o livro é para ser durável, passado por gerações sem estragar, por que utilizar o perecível papel como matéria-prima? Não seria um bom uso para o renegado plástico? Já soube que o livro é meio pesado e mais caro, mas não é algo a se pensar também? Por que só pensar em tecnologias que não chegam a grande parte da população?

Rubens Mendes diz:
11 de November de 2008 às 07:55

Primeiramente vou pedindo desculpa pelo texto longo xD

Em começo, uma biblioteca de uma universidade esta com essa idéia, por enquanto não há problema com direitos altorais, que de qualquer forma será como uma bibliotéca, mas sem o prazo de devolução.
Lendo este post vi que a solução para o autor ganhar dinheiro é a mesma de uma revista ou joernal gratuito, propaganda.. historias em quadrinhos e livros renegam a propaganda de uma maneira mto forte, fazendo só publicidade de outros livros ou histórias em quadrinhos, seria interessante um estilo de propaganda para isso, mas teria que ser algo inovador, o convencional não funcionaria, isso é fato.

Perante aos comentarios sobre a leitura no computador, eu não entendo, muitos de nós passamos o dia todo lendo blog, portais, fazendo trabalhos, etc. E já estamos acostumados, não vejo isso como um problema.

Sobre a internet ter ameaçado o livro, eu sito aqui meu professor de comunicação comparada, e digo que nenhum meio anula o outro, talvez o transforme como faz com nós mesmos, isso é fato, porém não creio que acabe com nada.. assim como o CD não conseguiu acabar com o vinil que agora virou “especiaria”..

Sobre o livro de plástico, não acho uma solução viável, pois como ficariam os livros baratos que tem de monte? (ex. as anetotas de ari toledo) seria um prejuizo enorme para a sociedade, muitas pessoas compram livros e os vendem em sebos, mas tem ainda uma boa parte que os joga no lixo por estar ocupando espaço, creio que a solução é sim a digitalização, e se não me engano existe um aparelho que é como um monitor fosco, especial para e-books, não é? não sei bem. Eu acho que todos podemos ter acesso sim, hoje em dia o mundo esta diferente, não vou falar que todos tem acesso, como um mendigo, mas eu pergunto, ele tem acesso a um livro normal também? troca justa.

e o ambiente agradece.
Belo post victor! ^^

Mobilidade do livro agora no celular | Vivoblog diz:
14 de November de 2008 às 16:15

[...] ou ficcionais. De acordo com a repercussão, a história acaba virando livro de papel. Já na Inglaterra, uma escola quer lançar uma biblioteca totalmente digitalizada, assim os alunos poderão baixar os [...]

Stuart diz:
14 de November de 2008 às 16:22

Concordo com o Felipe em grande parte. Tem o questionamento ecológico e ambiental, mas como bem se disse, é algo que pode ser reciclado.

Como tudo é sempre muito relativo, expresso que na minha opinião, depois de um dia lendo blogs, vendo sites, o diabo a quatro no computador, quando quero relaxar, a última coisa que quero ver na minha frente é JUSTAMENTE UM COMPUTADOR! Imagine ler varias paginas disso?

Adoro ler! Muito! Nem os audio-books me agradam tanto. Ler, para mim é algo incrível e sempre uma experiência única. Imaginar lugares, rostos, feições, ocasiões, isso é o que há de melhor em se ler (sem falar na sensação de passar as páginas, sentir cheiro ainda que mofo).

Prefiro algumas coisas à moda antiga, opinião minha! o/

 
Move it – Uma solução sustentável para o transporte de produtos pesados
Move it – Uma solução sustentável para o transporte de produtos pesados

Tags: , , ,

Info: Projeto criado para o James Dyson Award prevê carrinho de carga produzido com papelão reciclado
 
Fotografia & Ilustração

Guerra & Fotografia – Retratos que oscilam entra a violência e o companheirismo

Toy Story 3 – Depois de 11 anos de espera, animação chega aos cinemas esta semana

Copa do Mundo 2010 – A África traduzida em fotografias

Adidas Star Wars Collection – Os calçados e vestuários baseados na saga de Lucas

Portfolio – A mistura de culturas de Ryan Shiu

Coletiva virtual – Fiat e Espalhe fazem lançamento do Fiat Uno no Formspring.me