Google - A evolução da marca • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Google – A evolução da marca

google.jpg

Uma pergunta rápida. Como é o logo do Google? Aposto que conseguiu me responder correto, mas qual a origem dele? Criado pela designer Ruth Kedar, amiga dos co-fundadores Larry Page e Sergey Brin, tinha como objetivo primário trabalhar com símbolos que sugerissem o conceito de infinito e simbolizasse a funcionalidade das buscas.

Para a felicidade de todos, a designer percebeu que ao tirar os símbolos do logotipo e manter apenas a escrita, a marca poderia significar muito mais do que apenas um mecanismo de pesquisa. Já a escolha da fonte Catull, de acordo com as palavras da designer, foi pelo motivo dela possuir “elementos de escrita e instrumentos tradicionais, com um toque moderno. A busca, por natureza, é uma atividade que exige que nós olhamos para o passado. Portanto os laços históricos da fonte Catull parecem apropriados, fazendo uma ponte entre o velho e o novo, em comparação ao mundo analógico e a emergente era digital”

Esta ligação entre o mundo analógico e digital podemos ver bem ao usar uma fonte serifada, que tem sua origem voltada para as áreas gráficas, no meio digital.

Antes do logo de Kedas, o Google utilizava um criado por Sergey Brin no GIMP. A marca, criada no famoso software livre, possuía letras coloridas e um ponto de exclamação no final, bem semelhante o Yahoo!

Agradecimentos ao Renê, do Google Discovery pelo ótimo post que me incentivou a escrever este.

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.